Novo Orkut: Saiba mais!

Você já reparou que alguns perfis do Orkut estão com um o símbolo do Orkut ao lado do nome? Pois é, esse usuário possui o novo Orkut, tão procurado e, no momento, muito difícil de ser convidado.

Exemplo do usuário com o novo Orkut, visto por quem ainda não o possui.

A equipe do orkut tem trabalhado muito para criar uma nova experiência no Orkut, muito mais rápida e empolgante. Veja o que há de novo no Orkut:

Rápido e fácil

Simples e rápido

Mais simples e mais rápido

Trabalhamos com nossos colegas do Google para fazer do orkut a rede social mais rápida e fácil de se usar. É tudo uma questão de velocidade: Agora você pode navegar por fotos, dar uma olhada nos perfis dos seus amigos e ver as atualizações deles mais rápido do que nunca. Assim você pode aproveitar mais o seu tempo interagindo com seus amigos em vez de ficar esperando até que algo aconteça.

Página inicial

Ouvimos nossos usuários e descobrimos que eles gostariam de ver suas atividades favoritas na parte superior da página. Então agora temos fotos maiores, notificações fáceis de acessar e atualizações mais próximas do topo da página. Essas são apenas algumas das alterações que fizemos para acelerar o orkut.

Outros produtos do Google

Fácil acesso aos outros produtos do Google

Você está no orkut mas precisa abrir seu Gmail ou procurar um endereço no Google Maps? Agora será fácil continuar conectado ao orkut enquanto você visita outros produtos do Google, basta clicar nos atalhos que estão no topo de qualquer página do orkut.

Atalhos

Novidades

Novidades em um só lugar

Você não precisa mais ficar abrindo diferentes páginas para ver as solicitações de amigos, novos depoimentos recebidos, avisos de aniversários ou solicitações de comunidades. Agora você pode ver tudo isso em um só lugar: na seção ‘o que há de novo’. Todas essas novidades ficam na sua página inicial até que você escolha sua ação.

Fotos

Envio rápido de fotos e uma nova forma de editá-las

Agora você pode selecionar várias fotos ao mesmo tempo e enviá-las para o orkut três vezes mais rápido! Além disso, você não precisa esperar enquanto as fotos são carregadas, assim você pode começar a reorganizá-las enquanto elas são adicionadas. Basta arrastar e soltar as fotos na ordem que quiser, girá-las, incluir legendas e escolher uma foto como capa do álbum.

Em apenas um clique você pode compartilhar seus álbuns com grupos de amigos ou selecionar os rostos de cada amigo que você quiser. Além disso, seus amigos não precisam estar no orkut para ver suas fotos – basta digitar o email deles e eles poderão ver as fotos sem precisarem se inscrever no orkut. Não tem certeza com quem você quer compartilhar suas fotos? Sem problemas, o orkut sugere alguns amigos que podem estar interessados em vê-las. O compartilhamento de fotos ficou muito fácil no novo orkut!

Faça do seu jeito

Status

Divulgue seu status!

“Pronto para o fim de semana :)” “Assistindo o jogo de futebol!” “Cheguei no Rio de Janeiro ;)” – Mude o seu status na sua página inicial para contar aos seus amigos o que você fazendo. Seu status fica visível no topo do seu perfil e também é postado imediatamente nas atualizações dos seus amigos. Com o novo orkut, seus amigos também podem comentar diretamente sobre seu status na página deles, dentro da seção “atualizações de amigos”. Troque seu status sempre que quiser manter todo mundo informado.

Cores

Escolha suas cores favoritas

Deixamos o orkut ainda mais colorido, permitindo que você personalize sua página inicial e seu perfil com cinco opções de cores. Basta escolher uma nova cor e quando seus amigos visitarem seu perfil eles vão ver sua página com um visual novo.

Trocando as cores

Sobre mim

‘Quem sou eu’ mais personalizado

Se você quiser falar de si mesmo usando mais do que palavras, agora você pode adicionar um vídeo do YouTube, uma foto e até mesmo aplicativos na seção ‘sobre mim’. Vá até seu perfil e clique em ‘sobre mim’ para editar esse campo e deixá-lo totalmente com a sua cara.

Seus amigos ficam mais próximos

Encontrando amigos

Encontre e convide novos amigos rapidamente

Achar seus amigos é uma das atividades mais importantes do orkut. É por isso que tornamos o recurso “encontrar amigos” mais inteligente e mais rápido. Quando o orkut encontra alguém que você talvez conheça, você verá diretamente na sua página inicial uma sugestão para se tornar amigo dessa pessoa.

E se você tiver um grande amigo que ainda não está no orkut, nós te ajudaremos a fazê-lo entrar no orkut rapidamente. Basta selecionar “adicionar como amigo” (ou “convidar”, para aqueles que ainda não têm orkut) e enviar uma mensagem rápida convidando ele para se juntar a você no orkut. Quando esse amigo aceitar seu convite, ele será diretamente adicionado à sua lista de amigos do orkut e vocês poderão começar a se comunicar.

Atualizações de amigos

Novas atualizações de amigos na sua página inicial

Cansado de apenas ler as atualizações dos seus amigos? Agora você também pode deixar um comentários ao lado das mensagens de status deles ou de suas fotos e vídeos. Essa mudança facilita a interação entre vocês, de forma que você não fique apenas lendo as novidades deles, mas também participe.

Caixa de comentários

Escreva seus comentários em qualquer lugar que encontrar uma caixa de comentários e clique em “postar”. Seu comentário aparecerá na seção de atualizações mais recentes de seu amigo. Além disso, qualquer comentário que você deixar sobre uma foto também aparecerá na página da própria foto.

Comentário de vídeos

Quer assistir um vídeo no mesmo momento que encontrar um? Ótimo! Clique no vídeo e ele se expandirá e será reproduzido diretamente na seção de atualizações dos seus amigos. Gostou tanto do vídeo que quer adicioná-lo aos seus vídeos favoritos no orkut? Basta selecionar a opção para adicionar ao seus favoritos e ele será incluído na sua seção de ‘vídeos’.

Lista de amigos

Lista de amigos muito mais dinâmica

Quer encontrar um amigo rapidamente? A seção ‘meus amigos’ permite que você veja todos os seus amigos diretamente na sua página inicial. Ou, se preferir, basta começar a digitar o nome de um amigo na caixa “buscar meus amigos” e você verá apenas aqueles amigos com os nomes que você digitou. Além disso, caso você tenha organizado grupos de amigos, você pode usar o menu ao lado de “meus amigos” para filtrar de acordo com os diferentes grupos.

Atividades mais recentes

Atividades mais recentes no perfil de seus amigos

Ao visitar o perfil de um amigo, a seção de “atualizações” dele irá te mostrar o que ele tem feito recentemente – novas fotos e vídeos, recados, novos amigos adicionados, atividades com aplicativos e muito mais. É a melhor forma de ficar próximo dos seus amigos depois de estar pessoalmente ao lado deles!

Conecte-se de novas formas

Scraps

Escreva um recado para dizer “oi”

Quer dizer um rápido “e aí” para seu amigo? Agora o recurso de ‘recados’ (os famosos scraps) permite que você poste diretamente no perfil do seu amigo. Nunca foi tão fácil deixar uma mensagem!

Bate-papo por vídeo

Bate-papo por vídeo

Bater papo cara a cara ficou mais fácil graças ao novo recurso de bate-papo por vídeo do orkut. Basta iniciar um bate-papo com um de seus amigos do orkut como você sempre fez, em seguida clique em “ações” na própria janela do bate-papo. Você pode escolher entre bate-papo em grupo, por vídeo ou só áudio.

Opções de bate-papo

orkut promova

Promova coisas com a ajuda de seus amigos

O ‘orkut promova’ é um novo recurso do orkut que permite divulgar diferentes conteúdos para todos seus amigos – e, se um amigo gostar, ele pode promover para os seus próprios amigos. Com o ‘orkut promova’ você pode promover o que quiser. Quer vender o seu skate? Divulgar um novo vídeo? Mostrar para todo mundo uma foto engraçada? Basta criar uma promoção e pedir para seus amigos também divulgarem para os amigos deles. Assim, o ‘orkut promova’ ajuda a espalhar o seu conteúdo para muitas pessoas. Além disso, o criador de uma promoção pode visitar a guia ‘minhas promoções’ para acompanhar quantas pessoas viram ou repassaram sua mensagem.

Devido ao grande número de usuários do orkut, decidimos implementar gradualmente o novo orkut através de um sistema de convites durante os próximos meses. Veja como obter um convite e o que esperar quando você finalmente receber um:

Ganhe um convite

Ganhe um convite e comece a usar!

Quer ver o novo orkut o quanto antes? Para isso você precisa encontrar um amigo que tenha um convite e pedir para ele. Aqueles que já estiverem usando o novo orkut vão eventualmente receber mais convites para compartilhar com seus amigos, assim todos poderão compartilhar o carinho pelo orkut 🙂

Outra forma de conseguir um convite é acompanhar o blog do Danilo Miedi, nosso usuário símbolo da campanha pelo novo orkut, e participar das várias atividades oficiais que aparecerão por lá. Acompanhe de perto pois o Danilo estará divulgando diferentes chances de se ganhar um convite.

Os usuários precisam receber um convite para acessarem a nova versão do orkut. Caso eles tenham convites para compartilhar, poderão enviá-los a seus amigos do orkut. Quando esses amigos receberem os convites, eles verão um ícone especial na parte superior da página.

Ícone para o novo orkut Para aceitar o convite, basta clicar no ícone e eles verão a nova versão do orkut. Depois de aceitar o convite, eles eventualmente receberão convites que poderão compartilhar com seus outros amigos do orkut. E é assim que mais e mais pessoas conseguirão embarcar na nova versão do orkut! Para ver quantos convites você tem para compartilhar com seus amigos, basta conferir abaixo da caixa “meus amigos” na sua página inicial.

Convide seus amigos

Convide seus amigos

Você já está no novo orkut e quer que seus amigos também participem? Pois bem, agora você terá o poder de convidar seus amigos favoritos. Procure o contador de convites abaixo da caixa “meus amigos”. Esse contador mostra quantos convites você ainda tem. Clique em “convide seus amigos” para ver uma lista de amigos que ainda não estão usando o novo orkut e escolha aqueles que você deseja enviar um convite. Essa lista para envio de convites mostrará apenas seus amigos que não estão no novo orkut. Por isso, se algum amigo não aparecer na lista ele já foi convidado por outra pessoa.

Contador de convites

Receba mais convites

Receba mais convites

Se você já estiver no novo orkut, periodicamente vamos entregar mais convites para você compartilhar com seus amigos. Você não precisa pedir, ficaremos de olho no número de convites que você mandar e daremos mais alguns quando parecer que você precise.

O mesmo orkut

Esse é o mesmo orkut que meus amigos ainda estão usando?

Sim! Você ainda pode interagir com todos os seus amigos que estão usando o orkut antigo, mas você vai ver o orkut de uma maneira totalmente reformulada. As duas versões compartilham as mesmas informações, assim tudo o que você enviar em uma versão do orkut estará visível para seus amigos na outra versão também. Você pode até clicar na parte superior da página para alternar entre as duas versões do orkut, se quiser confirmar que nada se perdeu nessa mudança.

Encontrar um convite

Não consigo encontrar um convite, o que faço?

Hmmm, então você realmente quer ver o novo orkut, não é? Bem, a melhor maneira de conseguir um convite é visitar os perfis de seus amigos. Se você encontrar este ícone Ícone de convites no perfil deles, ao lado do nome, eles provavelmente têm um convite disponível para compartilhar com seus amigos – portanto seja rápido e peça um convite logo!

Além disso, você também pode acompanhar o blog do Danilo Miedi e participar das diferentes atividades oficiais que aparecerão por lá para ganhar um convite.

Convidando seus contatos

Quer convidar alguém que ainda não está no orkut?

Primeiro, seu amigo precisa se inscrever no orkut. Basta usar o recurso “encontrar amigos”, e enviar uma mensagem convidando ele a criar uma conta no orkut. Quando sua solicitação for aceita, você verá esse amigo na sua lista de amigos do orkut. Basta então enviar um convite do novo orkut para que seu amigo aproveite a novidade.

Além das várias novidades, você vai perceber que fizemos algumas alterações e melhorias nos recursos que já existiam, entre elas:

Atualizações de amigos

As atualizações de amigos agora são um recurso padrão

As atualizações de seus amigos são uma parte crucial da experiência do orkut. Percebemos que a maioria das pessoas usava esse recurso, então decidimos torná-lo padrão para todo mundo. Não quer que todos seus amigos vejam suas últimas fotos enviadas? Use a opção “quem pode ver as fotos” quando você adicionar ou editar suas fotos para filtrar quais amigos poderão vê-las.

Lista de bate-papo

A lista de bate-papo agora fica na direita e é o único pop-up

A lista de bate-papo com seus amigos on-line mudou para o lado direito da tela. Todos os outros pop-ups, como novos recados ou eventos, foram removidos – menos confusão e mais diversão!

Fotos quadradas

Formato quadrado para as fotos dos perfis

Já lançado na versão anterior, agora nós recortamos e exibimos a foto do perfil em um formato quadrado. Isso facilita que você veja todas as fotos de seus amigos rapidamente.

Mensagens

Limitando mensagens para todos os membros de uma comunidade

As mensagens privadas são um modo útil de se comunicar diretamente com um círculo limitado de amigos. Para facilitar o envio de mensagens privadas, deixamos de permitir que usuários enviem mensagens para todos os membros de uma comunidade, uma vez que as mensagens foram criadas para serem compartilhadas entre amigos. Se você quiser se comunicar com um grupo maior de pessoas você pode postar em um fórum da comunidade.

IE6 não tem suporte

O navegador Internet Explorer 6 não tem suporte no novo orkut

O novo orkut não é visualizado adequadamente no antigo navegador Internet Explorer 6. Se você estiver usando esse navegador você será redirecionado automaticamente para a versão antiga do orkut. Para atualizar o seu navegador para uma versão suportada pelo novo orkut, faça o download gratuito das versões mais recentes do Google Chrome, Firefoxou Internet Explorer 8.

Versões integradas do orkut

Todos os dados são suportados pelas duas versões do orkut

Se você escrever um recado para alguem, ou compartilhar uma foto com muitos amigos, não se preocupe, eles poderão ver independentemente da versão do orkut que estiverem usando.

‘Novo’ Orkut dá mais poder ao usuário

5 de novembro de 2009

Por Rafael Sbarai (veja.abril.com.br)

O Google anunciou na semana passada mudanças no maior site de relacionamentos do país: oOrkut. Como estratégia de divulgação das novidades, escassos convites foram distribuídos pela rede – e disputados virtualmente a tapas. Nesta terça-feira, alguns usuários foram habilitados a chamar seus amigos para o ambiente reformulado. A reportagem convidou três seguidores de VEJA.com no Twitter para avaliar as novidades – clique aqui para conferir o que eles disseram.

O Orkut mudou para manter sua hegemonia no país – são 26,6 milhões de cadastrados – e enfrentar seus rivais Facebook e Twitter. Segundo pesquisa Ibope Nielsen Online de outubro, o número de brasileiros no Facebook dobrou em cinco meses, chegando a 5,3 milhões de cadastrados. O Orkut sofreu uma queda de mais de um milhão de adeptos no mesmo período.

As novidades – A nova estrutura do perfil do usuário permite maior organização do fluxo de informações: isso porque todos os “amigos”, “comunidades” e atualizações ficam visíveis na própria página principal. Fica mais fácil, assim, administrar contatos e ações na rede social.

Na área “Sobre mim”, é possível adicionar não apenas texto, mas também fotos e aplicativos. Também será possível, a partir do perfil, produzir testemunhos por meio de vídeos.

A função de compartilhamento e envio de imagens é o principal destaque da ferramenta social. Há a opção de importar diversas fotos simultaneamente – e em poucos segundos. Um alívio para os aficionados da rede.

Além disso, o usuário poderá criar grupos para compartilhar imagens, incluindo pessoas que não estão cadastradas no sistema. A única funcionalidade que chega com a nova versão é o recurso de vídeo-chat, serviço que possibilita uma conversa entre amigos por vídeo.

NOVO VÍRUS NO ORKUT – CONVITE FALSO [NOVO ORKUT]

Com a busca pelo novo Orkut, foi criado um vírus que está aparecendo na forma de comentários de fotos ou recados enviados por pessoas conhecidas dizendo:

VIRUS

Não visite o site indicado, pois ele redireciona para um download onde executa o Vírus em seu computador. Cuidado!

Novo orkut está à venda no Mercado Livre

Guilherme Pavarin, de INFO Online

Quarta-feira, 04 de novembro de 2009 – 10h25

SÃO PAULO – Tentando fisgar os usuários mais ansiosos, alguns brasileiros comercializam convites para o novo orkut no site de leilão Mercado Livre.

Com preço que varia de 3 a 40 reais para cada ingresso e variadas opções de parcelamento, a prática é uma tentativa de lucrar em cima da estratégia de marketing do Google.

Na última quinta-feira, os executivos da companhia informaram que os convites para a nova versão do orkut serão entregues aos poucos, lote por lote, em um  processo que deve ser concluído no primeiro semestre de 2010, quando todos já terão migrado para a nova plataforma.

No primeiro lote, distribuído semana passada, foram mapeados os usuários mais ativos da rede social. Cada um deles teve direito a repassar 50 convites adiante, mas, ao que parece, alguns ingressos ainda estão na posse dos donos e disponíveis para venda.

A prática não é novidade, tampouco exclusivamente brasileira. Durante a abertura do Google Wave, usuários de todo o mundo, em especial americanos, anunciaram seus convites no eBay.


Divulgação/ Google

  • Novo orkut: dezenas de convites estão sendo vendidos por preços que variam de 3 a 40 reais no Mercado Livre!

4 Replies to “Novo Orkut: Saiba mais!”

  1. Sedrick, parece que o usuário convidado não pode convidar ainda. Há informações na internet que afirmam que só receberá 10 convites após 10 dias. Mas não tenho a informação oficial sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *