Pocky & Rocky (KiKi KaiKai): Confira as versões desse incrível game!

Lançado pelo Taito em 1986, KiKi KaiKai, que significa Mundo dos Fantasmas Misteriosos (Mysterious Ghost World), apresenta uma aventura com fundo mitológico japonês.

A personagem principal, Sayo-chan, embora não seja muito popular nos Estados Unidos, fez inúmeras participações especiais em muitos jogos da Taito. A maioria dos gamers que acompanharam a Natsume durante a era SNES deve conhecê-la como Pocky. Natsume licenciou a série da Taito para liberar os jogos de Kaikai Kiki no SNES nos EUA sob o título Pocky & Rocky. Vamos explorar o mundo de Sayo-chan.

Kiki Kaikai – Arcade / MSX2 / PC Engine / Playstation 2 / Xbox (1986)

Sayo-chan é uma jovem miko (sacerdotisa), que deve resgatar os deuses da fortuna de um bando de demônios. Ela luta com cartas (ofuda tags, que são usadas para purificação e exorcismo) e bastão de oharai (ou Harae, termo geral para ritual de purificação), que são suas únicas armas. Sayo pode atear fogo em seus inimigos e repelir ataques inimigos com seu bastão. Há também outras habilidades, como maior poder de fogo, a capacidade de parar o tempo e bombas explosivas para ajudar Sayo em sua jornada. Como muitos jogos deste tipo, Sayo só pode ter um dano antes de sentir mais. O objeto de cada nível é coletar uma chave que abrirá o caminho para o chefe. Depois disso, você deve chegar à sala do dele e combatê-lo. O jogo é muito longe de ser uma moleza. O som e os gráficos do jogo estão bons para a época em que o jogo foi lançado. Foi convertido para o MSX2 em 1987, que dispõe de rolagem agitada e gráficos ligeiramente rebaixados, embora a maioria da jogabilidade está intacta. Uma versão melhorada foi publicada no PC Engine, em 1990. Desde que o original no arcade utiliza um monitor vertical, o tamanho da tela não poderia ser perfeitamente recriada para este jogo, mas de resto é uma conversão fiel. Taito também lançou Kiki Kaikai para celulares e também houve um lançamento no Japão em Playstation 2 no primeiro volume de Memórias Taito, que foi lançado na Europa no Taito Legends 2, o pacote para o Playstation 2 e Xbox. Há também um jogo chamado Knight Boy, que parece ser um bootleg recording (produção não oficial) de Kiki Kaikai. Este é um nome é estranho, já que a personagem principal é, obviamente, uma menina.

Comparações de screenshot
PC Engine
MSX2

Kiki Kaikai Dotou Hen – Famicom Disk System (1987)

Lançado em 1987 para o Famicom Disk System, Kiki Kaikai Dotou Hen (“Hen Dotou” se traduz em “The Story of the Waves Angry”) é uma recriação do arcade. A história parece ser o mesmo que o arcade, mas dessa vez, o amigo de Sayo-chan, Miki-chan, une-se a ela na aventura para resgatar os deuses da fortuna.

Kiki Kaikai Dotou Hen é executado em uma taxa de quadros instável, mas ainda é jogável. Aqui, munição é limitado, então um novo nível de estratégia foi adicionado. O jogo parece ser jogado através de um enorme labirinto, em vez de uma etapa após a outra, a versão arcade permite um ou dois jogadores, alternando entre turnos. Dotou Hen também é para dois jogadores, mas o jogador 2 controla Miki. Outra adição aqui é o medidor de vida, indicada por um número encontrado na parte superior direita da tela, ao lado de uma bola de arroz. Você pode ter quatro danos antes de morrer aqui, ao contrário do arcade. O jogo também tem um ciclo de dia / noite, semelhante a Castlevania 2: Simon’s Quest. Embora o som não é muito impressionante, os gráficos são bons, a maioria das músicas foi tomada a partir da versão arcade, o tema da tela de título é novo. O jogo é extremamente raro.

Kiki Kaikai Nazo no Kuro Manto / Pocky & Rocky – Super Famicom/Super Nintendo (1992)

Kiki Kaikai: Nazo no Kuro Manto (O Enigma do Manto Negro), é o primeiro jogo Kaikai Kiki a ser apresentado pela Natsume e o primeiro a ser lançado oficialmente fora do Japão. A história por trás disso é que um Sayo tinha posto um fim aos demônios que entraram em um tumulto e tudo parecia bem até que Manuke, o tanuki (que era o chefe final do jogo de arcade original) diz que ele foi atacado por demônios. Ele precisa da ajuda de Sayo, e assim eles fazem uma promessa para derrotar os demônios do mal. A jogabilidade foi melhorada muito e este jogo poderia facilmente ser posto no ranking dos melhores nesse estilo, como Twinbee e Parodius.

Agora, a ação pode ser jogado por dois jogadores simultâneos. Você pode escolher entre Sayo ou Manuke. O modo de dois jogadores vai lembrar os fãs da série “contra” com a ação intensa e trabalho em equipe. Quando você correr para sobreviver, pode usar a vida de seu amigo para se fundirem. O controle de jogabilidade foi melhorado, você pode disparar rapidamente ou você pode tocar o botão repetidamente, como ambas as funções foram mapeadas para dois botões. Sayo ainda pode usar seu bastão oharai, enquanto Manuke usa sua cauda para atacar os inimigos. Se você segurar o botão B (o botão usado para o ataque de curto alcance, como o ataque com o bastão oharai) você pode gerar um ataque. Com Sayo um ataque giratório pode eliminar os inimigos ou projéteis. Manuke vai se transformar em uma estátua e tornar-se invencível a ataques por um período limitado.

Há também um botão de slide, o que é ótimo para cobrir grandes distâncias e projéteis esquivando. Se você acertar seu amigo com o movimento de deslizamento, que você vai fazer com que ele ou ela deslize por toda a tela, acertando todos os inimigos na vizinhança. Entretanto, essa técnica diminui a energia do seu amigo. Há também um botão para um ataque a bomba que deve ser usado em situações desesperadas. Bombas são limitadas, é claro – você tem 3 na dificuldade Easy, 1 em Normal, e não há bombas em Hard. Há um total de 6 fases neste jogo. Você pode melhorar seu poder de fogo, escolhendo acessórios. Alguns atualizam seus tiros com o fogo, enquanto outros lhe dará uma explosão. Se você misturar as esferas, o nível de poder de fogo diminui. Há também um campo de força e o novo item Mad Dog, que permite montar um animal por um período limitado. Você tem 4 unidades de vida.

Como títulos semelhantes, como Pop’n Twinbee, o jogo pode ficar muito difícil, mesmo na configuração mais fácil. No entanto, com a prática contínua e ilimitada, você pode realmente chegar longe se você jogar com um amigo. Os gráficos foram revisados ​​para o sistema de 16 bits e tudo parece colorido e detalhado. A música e os sons boas e a tema do título é excelente.

Natsume lançou este jogo em os EUA como Pocky & Rocky em 1993. Assim, na versão dos EUA, Sayo é conhecido como Pocky e Manuke é conhecido como Rocky, o guaxinim. As cartas ofuda foram alteradas para cartas mágicas e o bastão oharai agora é chamado de vara mágica. Pelo menos é melhor do que o lançamento europeu, onde todas as cenas foram totalmente eliminadas. Para além destas alterações, este jogo é anunciado como o melhor Kaikai Kiki e Pocky & Rocky da série por causa do multiplayer frenético e divertido no estilo arcade.

Kiki Kaikai Tsukiyozoushi / Pocky & Rocky 2 – Super Famicom/Super Nintendo (1994)

Traduzido como “O Resgate”, esta edição da série é o mesmo que graficamente o jogo SNES anterior. A música mais japonesa ficou boa, e aparece muitos lugares interessantes. Em termos de jogabilidade, este jogo tem integrado alguns elementos de RPGs. O deslizamento e bombas já se foram, mas ainda há muitas novas adições para fazer este jogo um membro digno da família Kaikai Kiki.
A história começa quando uma princesa (Princess Luna na versão em Inglês) começa um festival e é sequestrada por um bando de demônios, liderados por uma garota chamada Impy. Sayo, acompanhado por Manuke e dois outros amigos, unem-se para salvar a princesa. Antes de mais etapas, você pode escolher para jogar o jogo sozinho ou com um amigo e ganhe uma escolha entre três parceiros: Manuke / Rocky, Takuan / Bomber Bob e Shinobi / Little Ninja (nomes em Inglês). Há também outros parceiros que você encontrará durante todo o jogo, como Tengy, Espantalho, Digger e Ottobot, cada um com suas próprias características. Você ainda pode atirar cartas e ataque com a varinha como nos jogos anteriores. Enquanto controla Pocky, o seu parceiro usa seus próprios ataques por trás dela para ajudá-la. No entanto, com o Botão A, você pode usar magia. Com a magia, você pode tirar vantagem de suas habilidades diferentes, combinando com Pocky. Por exemplo, Rocky pode pesquisar um tesouro escondido, pressionando o botão B. Bomber Bob pode pegar pedras e jogá-los para abrir caminhos de passagem. Ninja pode abrir baú trancado sem o uso de chaves, Tengy pode voar sobre a água e lava, Espantalho faz Pocky montar um pula-pula, com Digger você pode obter itens no subsolo, e com Ottobot, Pocky começa a montar um robô mecha que também pode pegar pedras.Você tem que ter cuidado ao usar a magia. Quando o personagem começa a piscar, pressione o botão A novamente para voltar, ou você tomará dano. 
Falando de dano, Sayo (ou Pocky) não tem um medidor de vida. Em vez disso, a energia da vida de Pocky é indicado pelo que ela está vestindo. Você pode equipar ou comprar uma peça de roupa ou armadura. E há também orelhas de coelho, que pode lhe dar direito a receber mais um dano, assim, para um total de quatro “vidas”.Você pode mudar o seu parceiro em um palco, atirando bolas de fogo vermelho que parecia que lhe deu o poder de fogo dos primeiros jogos. Com o botão R, você pode jogar o seu parceiro em inimigos. Quando jogado em chefes, você executa um ataque Bomber Partner, que é exclusivo para o parceiro que você escolheu. Após este ataque, você deve esperar alguns segundos para o seu parceiro voltar ao jogo novamente. O seu parceiro também tem uma energia de vida limitada, e se ele ou ela morre, você deve esperar para que volte. O jogo tem nove fases no total, com a primeira etapa sendo uma fase prática que é ótimo para iniciantes para pegar o jeito do novo modo de jogo. Esta etapa também pode ser ignorada por completo.

As etapas que não podem ter parceiros (e, portanto, nenhum modo de dois jogadores) são os Mad Dog e estágio Gordon. Na fase Mad Dog, você monta um cão através de uma varanda e deve atirar em qualquer coisa lançada em seu caminho. Na fase de Gordon, você vai montar o dragão enorme, Gordon, e os inimigos irão te atacar. Você pode recolher as chaves para abrir baús ou portas trancadas e usar o dinheiro para compra de equipamentos com maior poder de ataque, vidas extras e livros de dicas. O jogo também oferece passwords para gravar o seu progresso. Pocky & Rocky 2 é tão diferente de seu antecessor para fornecer uma experiência global diferente. Se você é um fã da série e do gênero, você vai adorar as melhorias.
Na próxima matéria sobre Pocky & Rocky
  • Kiki Kaikai Advance / Pocky & Rocky with Becky – Gameboy Advance (2001)
  • Heavenly Guardian / Legend of Sayuki / Yukinko Dansenpuu – Playstation 2 / Wii (2007)
  • Kiki Kaikai World 2
  • Cameos


2 Replies to “Pocky & Rocky (KiKi KaiKai): Confira as versões desse incrível game!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *