Mangá “Rosa de Versalhes” chegará ao Brasil!

Uma das mais famosas e influentes obras de todos os tempos chegará ao Brasil em 5 volumes pela Editora JBC a partir do segundo semestre de 2018.

Rosa de Versalhes – também conhecido como Lady Oscar. Título original: ベルサイユのばら, Berusaiyu no Bara, Versailles no Bara – é um mangá shoujo criado por Riyoko Ikeda em 1972 e influenciou diversos artistas, incluindo Masami Kurumada, que homenageou a protagonista Oscar François de Jarjayes em Saint Seiya através do Cavaleiro de Prata Misty de Lagarto e, em Ring ni Kakero, através do lutador Napoleão Bara.

A adaptação do mangá em anime foi produzida pela TMS Entertainment (Tokyo Movie Shinsha, o mesmo estúdio de Saint Seiya – The Lost Canvas), com o character design (desenho de personagens) de Shingo Araki e Michi Himeno (os mesmos desenhistas do anime clássico de Saint Seiya). Contou com 40 episódios para série de tv, de 10 outubro de 1979 a 3 de setembro de 1980 no Japão, e um OVA (Original Video Animation) que compilou todos os episódios em 30 minutos, em 10 de setembro de 1980, intitulado: The Rose and Women of Versailles.

No Brasil, o OVA foi lançado dublado em VHS sem divulgação, passando despercebido nos anos 90. Com o título: Lady Oscar, Uma Aventura Maravilhosa. Versão brasileira feita pela Mashmellow. Confira o elenco da dublagem em Português dos principais personagens:

  • Oscar François de Jarjayes: Fátima Noya
  • André Grandier: Silvio Giraldi
  • Maria Antonieta: Eleonora Prado
  • Hans Axel von Fersen: Hermes Baroli
  • François Augustin Regnier de Jarjayes: Luiz Antônio Lobue
  • Edgar Givry: Marcelo Campos
  • Janny: Marli Bortoletto

Para assistir a trechos dublados em português, CLIQUE AQUI.

Além da série de tv e o compilado em OVA, há um compilado do anime com 90 minutos produzido em 19 de maio de 1990 sob o título: The Rose of Versailles: I’ll Love You As Long As I Live.

Em 2010 criei esse blog para divulgar e compartilhar com vocês informações e imagens da Lady oscar, confira AQUI.

Em 2012, aconteceu no Brasil um encontro de fãs da obra de Riyoko Ikeda, que comemorou os 40 anos de Lady Oscar. Confira a matéria, CLIQUE AQUI.

Assim como Cavaleiros do Zodíaco, a obra é atemporal e trata também questões muito atuais aliadas ao cenário histórico da Revolução Francesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *