Fanartistas de Saint Seiya

fanartistas

Em primeiro lugar, o que é Fanart? Fanzine? Fanfic? Fandom?

Muitos fãs não entendem exatamente os termos usados neste vasto “Universo Online”. Confira a seguir o que significam as principais palavras de origem inglesa:

Fan (Fã) + Artist (Artista) = FanArtist (Fanartista)

Fanartistas são fãs de determinada série/obra que produzem ilustrações (artes de fã = Fanarts) para homenagear seus personagens favoritos.

Os Fanarts, ao lado do:

  • Fanzine (Revista do Fã, também chamada de doujinshi, que se trata de uma História em Quadrinhos/Mangá feito por fãs);
  • Fanfic, Fanfiction ou Fic (Ficção do Fã que é a narrativa ficcional/história escrita por fãs);
  • Cosplay (Costume Play, a arte de se transformar em um personagem);

São a base do Fandom, que se refere ao conjunto dos fãs:

Fan (Fã) + Kingdom (Reino) = Fandom (Reino dos Fãs)

Eventos

comiket - fandom

No Japão ocorrem muitos eventos de fanzines. O Comiket (Comic Market) é a maior feira de fanzines do mundo, acontece duas vezes por ano em Tóquio. A primeira edição ocorreu em 21 de dezembro de 1975 e contou com a presença de 32 grupos e cerca de 600 visitantes. Nos dias de hoje, o número de visitantes ultrapassa meio milhão de pessoas. A base do evento é publicação independente. Os itens vendidos na Comiket são considerados muito raros (já que fanzines raramente são reimpressos), alguns podem ser encontrados na internet sendo vendidos a preços muito maiores do que o original.

Os fanzineiros podem ser descobertos nesses eventos por “caça-talentos” e passam a ser chamados de mangakás (desenhistas de mangá profissionais) quando trabalham para grandes editoras. É o caso do grupo Clamp, que publicavam fanzines de Saint Seiya antes de serem profissionais e publicarem Guerreiras Mágicas de Rayearth, Sakura Card Captors, etc.

Os Fanartistas mais atuantes no Universo de Saint Seiya

Com o advento da internet, diversos fanartistas de Saint Seiya se tornaram conhecidos pelos fãs de diversas partes do mundo. Poucos puderam acompanhar os primeiros fanarts publicados na internet de fanartistas que hoje executam um trabalho incrível e profissional.

Conheça a evolução dos mais representativos fanartistas de Saint Seiya que participam de eventos há anos divulgando sua arte inspirada em CDZ, mantendo viva a chama dos Cavaleiros de Atena na Terra:

Jerome Alquie (França)

Jerome Alquie

Destaque: Lançou dois trailers da saga de Hades antes mesmo da produção oficial em anime. Acredita-se que esse fato incentivou a produção da série, visto que, Shingo Araki presenciou a exibição em 11 de novembro de 2001 em um evento na França. Um dos maiores nomes do Fandom de CDZ. Atualmente participa de convenções Geek apresentando suas ilustrações e fanarts.

Fanarts antigos (março de 1996 e 1997):

Fanarts (2007 a 2015):

Contato:

Marco Albiero (Itália)

Marco Albiero

Destaque: Em 2010 produziu oficialmente o Style Guide de Sailor Moon para Naoko Takeuchi (PNP), TOEI Animation. Com Saint Seiya, Marco Albiero ficou conhecido por seus fanarts dos personagens de corpo inteiro e as Armaduras montadas. Tornando referência para diversos fanartistas do mundo. Seu personagem Ares (deus da Guerra) foi usado como referência para o jogo chinês oficial Saint Seiya Online. Atualmente participa de eventos de anime e mangá.

Fanarts antigos (meados de 2000):

Fanarts:

Contato:

Diego Maryo (Brasil)

Diego Maryo

Destaque: Produz fanzines de Saint Seiya e participa de feiras desde 2003 no Brasil. Criou o primeiro audiodrama brasileiro (A Saga dos Deuses) que conta com mais de 10 dubladores oficiais dos Cavaleiros do Zodíaco. Atualmente participa de eventos de anime e mangá. Coordenou o Fanzine Expo e Beco dos Artistas (Anime Party, Anime Fantasy, Anime Dreams, Ressaca Friends, Brasil ComicCon e Anime Friends) de 2011 a 2017.

Fanarts antigos (meados de 2004 a 2006):

Fanarts (2015):

Contato:

Fontes de pesquisa:

survivingcomiket.blogspot.com.br/p/1-introduction-what-is-comiket.html

shizuda.com/events/my-japan-journal-3-comiket-86-part-1

mcha-jp.com/5239

pt.wikipedia.org/wiki/Fandom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *