Outras Dimensões: Séries japonesas e suas versões “americanizadas”
A extinta Rede Manchete e algumas outras (como Band, CNT Gazeta, Record) exibiram diversas séries japonesas na íntegra (com excessão de Black Kamen Rider e RX, inéditos seus finais no Brasil): Changeman, Flashman, Maskman, Jaspion, Sharivan, Google Five Entretanto, por contratos com empresas americanas, essas séries nunca mais vieram em sua versão original japonesa, chegando em nossas tvs uma versão muito diferente. É o caso clássico de Power Rangers, que edita cenas do japonês com cenas gravadas nos EUA. Conheça mais dessas “novas” versões:
Masked Rider (1995 – Saban Entertainment)
Versão americana de Kamen Rider Black RX, da Toei, exibida no Brasil a partir de 1995. Masked Rider teve a participação especial em um episódio de Power Rangers, uma maneira que a Saban encontrou para apresentar a série ao público. A história foi totalmente alterada e os nomes de todos os personagens foram trocados:
- Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) – Dex Stuart, um ser do planeta Edenoi, que apareceu em um episódio da terceira temporada de Power Rangers.
- Shadow Moon – Robo Rider (curiosamente, é o mesmo nome de uma das transformações de Issamu, assim como BioRider)
- General Jark – Conde Dregon
- BioRider – Super Azul
- RoboRider – Super Ouro
- Forte Crisis – Base Aranha
- Mariabaron – Nefária
- Bosgan – Dupla Face
- Gatezon – Ciclóptero
- Gadorian – Gork
Abertura Original – Kamen Rider Black RX
Abertura americana – Masked Rider
Breve mais matérias! Aguardem.