Rosa de Versalhes: Riyoko Ikeda realiza recital!
Riyoko Ikeda, nasceu em 18 de Dezembro de 1947 em Osaka. É uma mangaká japonesa que já escreveu vários mangás shoujo, muitos são baseados em acontecimentos históricos, como a Revolução Francesa e a Revolução Russa.
Um de seus mangá mais recentes é uma versão de Der Ring des Nibelungen, publicado em 2001-2002 pela Shueisha em japonês. Entre a sua obra pode-se ainda mencionar Orpheus no mado (“A janela de Orfeu”, 1976-1981 em Margaret), situado na Rússia pré e pós czarista, e Oniisama e… (“Para o meu irmão”, 1973-1975 em Margaret), uma história que envolve temas como drogas, lesbianismo e suicídio. Em 1995, Ikeda decidiu iniciar uma carreira musical como soprano.
Orpheus no mado |
A autora de mangás realizou um recital de canto no Palácio de Versalhes, na França, cenário de sua obra mais conhecida: “A Rosa de Versalhes” (ベルサイユのばら Berusaiyu no bara). A apresentação para 80 pessoas aconteceu segunda-feira, 31/01/2011.
Lady Oscar – Ilustração de Michi Himeno |
Riyoko utilizou um vestido similar aos das mulheres que faziam parte da corte do rei Luís XIV, no começo do século 18. Riyoko cantou, entre outras canções, uma peça escrita pela rainha Maria Antonieta.